terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Algumas dúvidas das mães de primeira viagem


olá mamães,
Vou também postar dúvidas, curiosidades e sugestões sobre como lhe dar com crianças a partir de 0 anos, aproveitando minha própria experiência de mão de primeira viagem. Começo com algumas dúvidas que aparecem nos primeiros meses:

Todo leite é diferente 
"No caso do bebê prematuro, o leite é especial para aquele filho. Ele contém sódio potássio e proteínas [na quantidade que o bebê precisa]. Um bebê prematuro não se beneficiaria do leite da mãe de um bebê de nove meses. A mãe passa todas as suas defesas pelo leite para o filho, então outros leites não terão as mesmas propriedades". 

Horário da mamada
"Cada bebê tem o seu horário de alimentação; é ele que faz o seu próprio horário. Por isso alguns bebês mamam a cada duas horas, outros não. O que não pode nos recém-nascidos é ultrapassar quatro horas sem mamar".

"Meu leite é fraco"
"Alguma mulheres veem que seu leite é amarelo e ralinho, e acham que ele não seria adequado para dar ao bebê. Mas este leite, chamado de colostro, é o mais rico para o bebê. Ele recebe esse nome logo após o nascimento do bebê e tem propriedades importantes. O leite maduro que é branco, e vai ganhar esse aspecto conforme a produção é estimulada pela sucção da criança". 

E se o leite empedra?
"No caso de o leite empedrar, coloque o bebê para sugar, mesmo que doa. O que vai resolver é tirar todo o leite. Deixar água morna cair durante o banho também ajuda. O bebê tem o seio do qual ele se alimenta com mais facilidade. Às vezes a mãe dá um seio e esquece do outro, que fica com muito mais leite. O ideal é dar de mamar por pelo menos 10 minutos em cada seio, e, na próxima mamada, começar com o peito que deu por último na anterior. Se o bebê mama nos dois igualmente, o leite não empedra".

"Devo dar de mamar toda vez que o bebê chora?"
"No começo, a mãe deve oferecer o peito toda vez que o bebê chorar. Até que ela mesma vai perceber o que o choro quer dizer e o bebê vai estabelecer seu próprio horário".

Complementos na alimentação
"Às vezes as mães introduzem por elas mesmas leites artificiais na alimentação dos filhos, quando acham que o leite não está dando conta e o bebê não está ganhando peso. A alimentação tem de ser feita exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. Além disso, é importante que mãe e bebê estejam em um local calmo durante a amamentação. Não adianta ler ou ver TV enquanto a criança mama. Se a mulher se estressa achando que o leite não está dando conta, isso só piora ainda mais a situação. A mãe deve se acalmar, tomar bastante líquido e amamentar toda vez que o bebê chorar".

Cuidados com a higiene
"Quando o bebê tem alta e é recém-nascido, as recomendações são receber poucas visitas, evitar visitas resfriadas, as pessoas lavarem as mãos antes de segurar a criança e a mãe lavar os seios com água morna antes de amamentar".

Evite os remédios
"Evite a automedicação. Se precisar de antibióticos, antiinflamatórios, antidepressivos ou remédios para doenças crônicas, é preciso consultar o médico para ver se a mulher pode amamentar ou se é permitido tomar cada um dos medicamentos. É melhor não tomar nada nem para dor de cabeça, porque as substâncias presentes nos medicamentos passam pelo leite. A novalgina, por exemplo, pode causar sangramentos e diminuição de elementos no sangue. Até mesmo as gotas no nariz causam diferenças que vão parar no leite materno".
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/09/29/mae-de-primeira-viagem-veja-as-duvidas-mais-comuns-que-chegam-aos-consultorios.jhtm

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário